Gastronomia 2018-03-04T00:54:11+00:00

GASTRONOMIA REGIONAL AMAZÔNICA

Experimentar o que há de mais prazeroso nesta terra a comida típica, baseada no peixe, com o uso sem igual da mandioca, em suas farinhas, ou mesmo associados a pratos tão famosos como deliciosos. Iguarias concebidas por mãos divinas. Receitas passadas de gerações a gerações, que ganharam sofisticação e principalmente um refinamento no uso de condimentos, ervas aromáticas, temperos, sementes, pimentas, únicos no planeta. Quem conhece o “puxuri”, o “tucupi”, “jambu”, o primeiro uma semente, outro um derivado da mandioca, na verdade o sumo da mandioca e o último uma erva típica da região, que tem como característica a sensação de anestesia da boca.

Cozidos em caldeiradas, fritos, escabeche, à milanesa, em moquecas, recheados… os peixes fazem as honras da casa, são aproximadamente 5 mil espécies que povoam os rios amazônicos, a mais diversa ictiofauna continental do mundo. Uma delícia.

Outra preciosidade da diversidade Amazônica são suas frutas servidas em doces, coquetéis, bombons recheados e sucos. “Cupuaçu”, “Graviola”, “Açai”, “Taperebá”, “Guaraná”, “Mucuri”, “Buriti”, “Bacuri” e tantas outras que fazem da região uma agradável experiência degustativa.